A Câmara será palco, nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, de uma sessão solene em homenagem aos 25 anos do curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto. A cerimônia, que terá início às 19h no plenário, foi proposta pelo vereador Marcos Papa e aprovada pelo Legislativo, por unanimidade.

Na justificativa do projeto de Resolução, Papa enfatizou que os 25 anos representam, não apenas um ponto de destaque na trajetória do curso, mas também uma significativa contribuição para a saúde de Ribeirão Preto e de toda a região.

“O Barão de Mauá é reconhecido por sua excelência moral, tradição acadêmica, corpo docente altamente qualificado e infraestrutura de ponta. Esses elementos têm conferido ao curso de Medicina reputação sólida e reconhecimento merecido”, frisou Papa.

Ainda no projeto de Resolução, o vereador ressaltou que, desde sua autorização, por meio do parecer 80/99 do Conselho Nacional de Educação, publicado no Diário Oficial da União em 17 de fevereiro de 1999, o curso de Medicina tem como missão formar profissionais generalistas, alinhados com as diretrizes do SUS, o Sistema Único de Saúde.

Ao longo de sua existência, o curso já graduou mais de 1.400 médicos e médicas, que se destacam em suas respectivas áreas de atuação, tanto no Brasil quanto internacionalmente. O curso de Medicina está profundamente integrado à evolução do sistema de saúde, com o qual mantém convênios para ensino, pesquisa e extensão em várias unidades de saúde, incluindo as Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família e a rede hospitalar, como a Santa Casa”, exemplificou.

Papa acrescentou: “Diante da crescente demanda por profissionais qualificados em todas as áreas de atuação do SUS em Ribeirão Preto e região, o curso de Medicina da Barão reafirma seu compromisso de formar médicos generalistas, éticos, humanistas, críticos e reflexivos, preparados para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, respeitando a diversidade biopsicossocial e ambiental, e contribuindo para a melhoria contínua do sistema de saúde e da atenção integral à população. Com este projeto, buscamos não apenas celebrar os 25 anos do curso de Medicina do CBM, mas também reconhecer sua inestimável contribuição para a saúde de Ribeirão Preto e região. A aprovação deste projeto reafirma o compromisso desta Casa com a valorização da ciência, um pilar essencial para o progresso e o bem-estar da sociedade”.