Em 2008 o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde publicou um posicionamento que foi intitulado: Vinte Anos do SUS, celebrar o conquistado e repudiar o inaceitável.
O SUS é hoje uma política abrangente, inclusiva, produz milhões de ações de cuidados todos os dias no território nacional e é uma patrimônio do povo brasileiro. O SUS é mais que um sistema de saúde, é uma estratégia de transformação social.
Ao mesmo tempo ainda há muito para conquistarmos para que a saúde se faça completa na realidade de milhões de brasileiros, incluindo a valorização de seus profissionais.
O Brasil não pode ser reconhecido apenas como o país cujo marco legal da saúde seja um dos mais abrangentes, completo e justo do planeta, se não for possível concluí-lo na prática.
Devemos, como cidadãos, cobrar para o que SUS tenha uma fonte estável de financiamento, propor transparência e participação de todos os processos, como melhor controle dos gastos, gestão eficaz dos estoques, atualização da tabela do SUS e auditoria nos processos de licitação.
Sem isso, hoje será apenas uma data, comemorada por aqueles que ainda acreditam que saúde é a ausência da doença… mas esse conceito já foi ultrapassado a um tempo.
Os profissionais da saúde merecem respeito pelo que conseguem fazer, assim como os provedores precisam ser fiscalizados frente à desvios de conduta, seja por imperícia, imprudência ou uso inadequado das ferramentas disponíveis.
Somente com uma visão crítica, propositiva e com a participação de todos é que avançaremos em nossa política!
Feliz Dia Mundial da Saúde!
(Texto de Cristiano Ricardo do Setorial de Saúde da Rede Sustentabilidade e Dario Teófilo, assessor do Vereador Papa)