No final de 2015, postei esse vídeo no nosso canal do Youtube onde mostro uma solução fácil, rápida e barata para o problema do trânsito na rotatória que liga as avenidas Prof.João Fiúsa e Independência. Peço sua opinião sobre essa ideia e outras sugestões que você com certeza tem para nossa cidade!
Você já sabe: Nas horas de pico o lugar é um monstruoso gargalo. Quem está de carro ou de ônibus passa por um stress que seria desnecessário e quem anda de moto, bicicleta ou a pé, sofre crescente risco de vida. Para crianças, idosos e pessoas com deficiência ou outra dificuldade pontual de locomoção, é praticamente impossível atravessar por ali.
Pois bem, o que muitos não sabem é que o desenho viário do local funciona como uma “casca de cebola”. Nesse vídeo você poderá verificar que há ruas que formam outras “rotatórias” antes da principal, ou seja, se houvesse sinalização adequada, o trânsito poderia fluir por elas, em vez de se afunilar e espremer pelo perigoso balão.
Além disso, claramente já existe uma previsão de abertura de mais saída auxiliares, uma delas, ao lado de um estabelecimento de automóveis, já foi feita – provavelmente por particulares. As outras três, terminam em becos sem saída, chamados “Cul-de-sac”, que poderiam ser eliminados para dar vazão ao fluxo, da mesma forma como podemos ver na rotatória do novo Mercadão.
Como você viu, precisaríamos de um investimento mínimo da Prefeitura para melhorar a situação. Se o trânsito na cidade fosse gerenciado dessa forma, não precisaríamos ficar aguardardando soluções apenas a partir de obras “espetaculares” e muito caras.
Por outro lado, enquanto isso não ocorre, façamos a nossa parte como bons motoristas: se ao entrar na rotatória não a tratássemos como pista de corrida e respeitássemos de verdade os veículos menores e os pedestres, provavelmente o perigo seria bem menor.
É por isso que peço para que nos unamos. Vamos cobrar o poder público e também, como bons cidadãos que somos, pensar e agir juntos pelas melhorias da nossa cidade!
Marcos Papa