A Comissão Permanente de Meio Ambiente realizará nesta quarta-feira (17), às 16h, no plenário da Câmara, uma reunião pública para debater a extração de centenas de árvores em diferentes pontos do município por onde passam linhas de transmissão de energia elétrica.
Presidente da Comissão de Meio Ambiente, o vereador Marcos Papa (Rede), quer esclarecimentos sobre a autorização que a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) obteve junto à prefeitura e, principalmente, sobre como está sendo feita a compensação ambiental – mecanismo que contrabalançaria os impactos ambientais previstos pelas extrações. “Vamos verificar se a autorização está dentro do prazo legal e entender como está ocorrendo a compensação, se estão respeitando as diferenças de espécies e as proporções”, frisou Papa.
Uma extração em massa realizada, no início deste mês, no bairro Adelino Simoni, revoltou a população. “Não queremos que os galhos em contato com as linhas de energia ofereçam risco à população, mas porque a CPFL não priorizou a poda? Queremos entender isso e muitas outras questões durante a reunião pública. A arborização está diretamente ligada à saúde pública e Ribeirão Preto registra um preocupante déficit de árvores”, acrescentou Papa.
Aberta à população, a reunião pública deve contar com a presença de representantes da Secretaria de Meio Ambiente e da CPFL, além de autoridades ambientais e técnicos, como o engenheiro florestal Henrique Correa Brochetto.