A Câmara de Ribeirão Preto foi palco, nesta quarta-feira (7), da palestra “Como o Plano Diretor impacta sua qualidade de vida”, ministrada pelo arquiteto e urbanista Mario Yoshinaga, coordenador do Grupo de Trabalho – GT Urbanismo – Plano Diretor do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) de São Paulo.
O evento foi realizado pela Comissão Permanente de Meio Ambiente, que é presidida pelo vereador Marcos Papa (Rede), e teve como objetivo capacitar a população e os parlamentares – que em breve discutirão e votarão o projeto de revisão do Plano Diretor. Atualmente, o projeto está em fase de estudo na prefeitura e deve ser enviado ao Legislativo no início do segundo semestre.
“Acredito que cuidando da cidade cuidamos das pessoas que nela vivem”, enfatizou Papa, emendando que “infelizmente Ribeirão Preto viveu um retrocesso nas mãos de uma organização criminosa”.
Durante a palestra, Yoshinaga defendeu um Plano Diretor “englobado, unificado, fruto de uma equipe multidisciplinar”. Para o arquiteto e urbanista, o plano deve ser marcado por racionalidade e incluir obras de longo prazo.
“Não podemos depender só do Aquífero Guarani. Com um consumo anual de 63 km cúbicos, o aquífero uma hora some. É preciso economizar, estocar e arborizar. A arborização não é só para fazer sombra também é para segurar água”, destacou o palestrante, acrescentando que também é preciso pensar em hortas comunitárias e hortas urbanas.
Após a palestra, Papa solicitou que o CAU continue capacitando os vereadores e os munícipes sobre a importância do Plano Diretor e como ele influencia na qualidade de vida da população.
“Queria pedir que essa parceria continue para que a sociedade possa intervir de maneira mais certeira nas audiências que serão realizadas pela prefeitura. Com o olhar apurado dos arquitetos, a sociedade estará mais preparada para fiscalizar e exigir que o Plano Diretor não seja um plano de governo, mas um plano de cidade”, frisou Papa.
Veja também o projeto de revisão do Plano Diretor elaborado pela prefeitura em 2014, que deve sofrer modificações antes de ser enviado à Câmara: