O vereador Marcos Papa (Podemos) quer que a Prefeitura apure e responsabilize os envolvidos em um possível crime ambiental realizado no córrego da Avenida Antônio e Helena Zerrener. Um vídeo obtido pelo parlamentar mostra um trator jogando, dentro do córrego, grande quantidade de entulho da obra que está sendo realizada nas margens.
Papa registrou Denúncia Ambiental na Prefeitura solicitando averiguação e punição dos envolvidos. O vereador também fez boletim de ocorrência e acionou a Cetesb. Um dia após a divulgação do vídeo, a Prefeitura alegou à imprensa tratar-se de um “acidente“.
“Quero crer que a Prefeitura não autorizou tamanho absurdo e tomará medidas drásticas urgentes. Uma cena chocante que deixou a vizinhança aterrorizada”, frisou Marcos Papa.
Outro vídeo obtido por Papa junto aos moradores do entorno mostra funcionários da construtora responsável pela obra concretando embaixo da ponte sem que a água do córrego fosse momentaneamente represada. As imagens do cimento descendo córrego abaixo também geraram indignação nas redes sociais do parlamentar.
A situação ficou ainda mais crítica com a chuva ocorrida nesta sexta-feira (19). Mesmo sendo fraca, foi suficiente para “levar” boa parte do cimentado da véspera. Moradores do entorno, que acionaram Papa, temem que com a redução da vazão do córrego, embaixo da ponte, o local se torne um novo ponto de alagamento de Ribeirão Preto.
“Não precisa ser técnico para imaginar que são necessários alguns cuidados quando uma obra é realizada dentro de um córrego, certo?!? Nosso objetivo é entender se houve crime ambiental! À imprensa, a Prefeitura, pasmem, alegou que foi um acidente a construtora jogar entulho no córrego. O que será que a Administração alegará sobre o cimento descendo córrego abaixo?”, questionou Papa em suas redes sociais.