Em visita à UPA da Avenida 13 de Maio, o vereador Marcos Papa (Podemos) conversou com usuários e profissionais do sistema municipal de saúde sobre os problemas da Unidade de Pronto Atendimento e incentivou a cidadania ativa, através de reclamações, sugestões e elogios, nos canais oficiais da Secretaria Municipal de Saúde e da Santa Lydia – responsável pela gestão da Unidade.
Em um vídeo gravado dentro da UPA, Papa explicou que as queixas e sugestões, por exemplo, podem ser feitas por meio de QR Code, no Aplicativo Saúde Digital, ou manualmente através de fichas depositadas em urnas fixadas na unidade e endereçadas à Ouvidoria. Com o objetivo de melhorar os atendimentos, o parlamentar quer que a Prefeitura utilize parte da verba milionária de publicidade para promover uma campanha para que a população avalie os serviços do SUS.
Um dos problemas mais comentados com o vereador diz respeito ao telhado da UPA, que há anos sofre com inúmeras infiltrações. Papa foi informado que o processo para reforma está em andamento e que em breve o problema será resolvido. Outra constatação diz respeito a necessidade de 10 cadeiras de rodas e de banho para atender os usuários.
Por meio de requerimento, Papa solicitou à Prefeitura todas as informações recebidas via Ouvidoria, referente 2022 e 2023, de todas as unidades de saúde e que haja um projeto piloto em uma das UPAs para avaliar o impacto da presença do serviço social e psicologia.