Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado na quinta-feira (21), o vereador Marcos Papa (Rede), que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, promoverá um plantio de mudas domingo (17), das 8h30 às 11h, na ciclovia da Avenida Henry Nestlé.

“Plantar uma árvore é mais do que um ato simbólico, é uma busca pelo equilíbrio do meio ambiente urbano como forma de trazer qualidade de vida para as pessoas”, frisou Papa.

O ato faz parte de um plantio simultâneo de mudas no Estado de São Paulo realizado pela ONG Brasil Eco Planetário, desde 2009. O desafio é contar com pessoas nos 645 municípios plantando mudas de árvores ao mesmo tempo.

“Hoje vivemos num déficit de cobertura vegetal em Ribeirão Preto. A própria Lei Orgânica do Município recomenda 12% de cobertura e temos pouco mais do que 4%. Esse número é alarmante. Precisamos urgentemente promover ações que recomponham essa cobertura”, enfatizou o presidente da Comissão de Meio Ambiente.

Amaeco e Mutirão da Lagoa do Saibro
Em Ribeirão Preto, Marcos Papa mobilizou os grupos Amaeco (Associação Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia) e Mutirão da Lagoa do Saibro para realizar o plantio de 20 mudas. A escolha da ciclovia da Henry Nestlé visa formar um corredor de sombra para os ciclistas.

“Árvores fazem sombra, conforto térmico, purificam o ar e trazem para a cidade uma fauna rica que muitas vezes foge do ambiente urbanizado por falta de um ambiente adequado”, ressaltou Papa, emendando que “o déficit de cobertura vegetal não vai ser recomposto de um ano pro outro. As mudas plantadas agora se tornarão árvores daqui 10 ou 15 anos. Por isso precisamos agir agora”.

Aberto a população, o evento terá como ponto de encontro o Posto Interlagos, na Avenida Henry Nestlé, 255.