A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar irregularidades na concorrência nº 01/2014 do Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) realizará sua reunião de abertura na próxima quinta-feira (22/09), às 15h, no Salão Nobre da Câmara Municipal. Durante esse encontro a comissão designará o presidente, relator e divulgará um prévio cronograma de atividades, que contará, entre outras ações com oitivas, requisição de documentos à autarquia, inúmeros órgãos e cópias do processo da investigação Sevandija.
A CPI pretende expedir autorização para Polícia Federal e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) para convocar empresários e funcionários do Daerp presos na Sevandija, além de ouvir autoridades municipais – agentes políticos -, servidores públicos, técnicos, funcionários investigados do Daerp e empresas que tiveram contato com a licitação – parte ou não da investigação da PF e do Gaeco. A CPI pedirá ainda documentos e informações, expedição de ofícios, convocação de autoridades, poderá fazer inspeções no prédio da autarquia e nos locais de realização das obras.
Para o Vereador Marcos Papa, autor do requerimento e provável presidente da CPI, a investigação parlamentar, além apurar as possíveis irregularidades na autarquia, auxiliar na prevenção dessas ocorrências em futuros contratos com o munícipio e orientar o Ministério Público e a Justiça em ações punitivas contra corrupção, deverá refletir em efeitos socioeconômicos para empresas envolvidas, ainda ser peça importante de apoio na conclusão da operação Sevandija. “Levantamos informações em diversas frentes para basear os trabalhos dessa CPI e, posso adiantar que quem estiver envolvido nesse esquema de corrupção, sejam pessoas ou em empresas, vão pagar um preço muito caro por tentar tirar da cidade, recursos que foram conquistados com o suor de cada um de nós ribeirão-pretanos”, adverte Papa.