“[Nós, vereadores,] Estamos dando exemplo da Fase Vermelha criando o distanciamento social, fazendo trabalho remoto. Estamos aqui analisando os projetos, discutindo, dando andamento, votando, levando adiante as comissões remotamente. Porém, chega até nós reclamações, até com imagens, de que algumas repartições da Prefeitura não estão respeitando a necessidade de não aglomerar. A Prefeitura precisa dar exemplo, não pode permitir aglomerações dentro das repartições públicas”.
A declaração é do vereador Marcos Papa (Cidadania) e foi feita, na última terça-feira (9), durante a sessão virtual da Câmara. Papa agradeceu os vereadores pela aprovação de sua Indicação ao Executivo com vistas a “estrita observância ao Plano São Paulo a fim de evitar aglomerações de servidores públicos dentro das repartições – de atendimento público ou não -, preservando a saúde e evitando contato desnecessário”.
Papa pediu atenção especial das Secretarias Municipais de Governo e da Casa Civil para que as orientações de distanciamento sejam cumpridas pela Administração direta e indireta a fim de diminuir a curva de contágio da Covid-19 em Ribeirão Preto.
“A orientação é que seja feito na Prefeitura o que é praticado nos estabelecimentos, que se permite abertura com regras de funcionamento. Isso não está acontecendo em algumas repartições. Então chamo atenção da Secretaria da Casa Civil e da Secretaria de Governo para que tomem as providências cabíveis antes que seja necessário que tomemos providências aqui do Poder Legislativo”, alertou o parlamentar.
Na Indicação ao chefe do Executivo, o vereador também destaca que o Departamento de Segurança do Trabalho que atende os servidores municipais não está conseguindo promover o adequado atendimento para realização de perícia, colocando, inclusive, servidores com comorbidade conformada em trabalho presencial.
“Indico a readequação do trabalho presencial dos servidores públicos que exercem suas atividades em salas fechadas, colocando o máximo possível no sistema home office, adequando o serviço prestado com mecanismos de acompanhamento do efetivo cumprimento da jornada de trabalho e dos serviços a serem realizados”, frisou.