Por Monize Zampieri
Presidida pelo vereador Marcos Papa, a Comissão Permanente de Transparência da Câmara discutirá a tramitação eletrônica de matérias legislativas, nesta quarta-feira, dia 11 de março, às 14h, na Sala das Comissões do Legislativo – Av. Jerônimo Gonçalves, 1.200. Aberta ao público, a reunião também será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara.
O tema faz parte de uma lista com oito sugestões propostas pelo Comitê Municipal de Transparência com o objetivo de ampliar o controle social e a participação da sociedade junto ao Legislativo. As sugestões foram apresentadas à Comissão de Transparência, à Mesa Diretora e à Comissão Interna de Transparência do Legislativo, durante uma reunião aberta realizada na Câmara, no dia 12 de fevereiro.
As sugestões foram comentadas pelo presidente do Comitê, Victor Gomes Jorge, e por Cristiano Pavini, representando o Instituto Ribeirão 2030. Além de Papa, a Comissão de Transparência é composta pelos vereadores Gláucia Berenice, Luciano Mega, Fabiano Guimarães e Rodrigo Simões. Já a Comissão Interna é formada por servidores públicos.
Para o presidente da Comissão de Transparência, a reunião desta quarta-feira servirá para traçar um diagnóstico de como está o processo de digitalização por parte da Câmara e da Prefeitura. “Vamos tencionar os avanços que a cidade precisa para que o cidadão tenha informações seguras num tempo muito menor do que hoje”, enfatizou Papa.
O vereador emendou que “a Câmara está bem adiantada nesse processo, mas a Prefeitura ainda não”. “A função da Comissão, além de ver as questões em que a Câmara tem que evoluir no que diz respeito à transparência, é tencionar, exigir que a Prefeitura também dê os seus passos para que não fique como é hoje: projetos impressos e requerimentos lentos, que muitas vezes demoram meses para serem respondidos e terem os problemas equacionados e nós já estamos na era da informação em tempo real”, frisou.