Presidida pelo vereador Marcos Papa (Cidadania), a Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara promoverá uma reunião pública nesta sexta (28), às 15h, para discutir prevenção e combate a incêndios, fiscalização e monitoramento da saúde pública. A reunião emergencial foi marcada por Papa, após Ribeirão Preto registrar vários incêndios de grandes proporções na última semana.
Em média, no mês de agosto, foram registrados quatro incêndios por dia na cidade, de acordo com o Corpo de Bombeiros. “Queremos saber qual é o protocolo de ação que a Prefeitura está adotando para combater os sucessivos incêndios que temos visto em nossa cidade, assim como os outros órgãos responsáveis. Estamos falando de um problema grave que prejudica o meio ambiente e, principalmente, a saúde pública”, enfatizou Papa.
O vereador esteve na Rodovia Attílio Balbo, na última quarta-feira (19), onde ocorreu um dos maiores incêndios. Por causa da fumaça, as pistas precisaram ser interditadas até que o fogo no canavial fosse controlado. Minutos depois outro grande incêndio ocorreu no Morro do São Bento, um dos cartões postais de Ribeirão Preto.
Papa esteve no local onde gravou um vídeo anunciando a reunião pública e questionando o protocolo de ação da Prefeitura. Foram convidados para o evento representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cetesb, Ministério Público / Gaema, Bombeiros / Polícia, OAB/Ribeirão Preto e Região Metropolitana de Ribeirão Preto.
Além de Marcos Papa, a Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade é composta pelos vereadores Luiz Antônio França e Nelson das Placas. Aberta ao público, a reunião desta sexta poderá ser acompanhada presencialmente no plenário da Câmara ou remotamente pela TV Câmara, nos canais oficiais do Legislativo.