Ribeirão Preto voltará a contar com o serviço de coleta seletiva a partir do dia 1° de setembro. A retomada da coleta foi anunciada pela Prefeitura, na última sexta-feira, dia 14 de agosto, junto com o lançamento oficial do Programa Recicla Ribeirão, que é fruto de uma indicação do vereador Marcos Papa (Cidadania). Papa participou da cerimônia feita virtualmente representando a Câmara de Vereadores.
“É motivo de comemoração! Trouxemos esse projeto de São Paulo e lá o sistema funciona muito bem. Adotamos a estratégia de Indicação, porque o vereador está legalmente impedido de apresentar projeto de Lei que mude a rotina administrativa da Prefeitura. O prefeito poderia simplesmente ignorar, mas acertou em adotar nossa iniciativa e merece nosso reconhecimento. Agora temos que fiscalizar e participar”, enfatizou Papa.
O Programa é uma plataforma online (http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/recicla/) e já está no ar com estratégia de comunicação visual. Inspirado no Recicla Sampa, o objetivo é promover conscientização e educação ambiental, aumentando assim a reciclagem dos resíduos recicláveis e reduzindo o descarte irregular.
Indicado por Marcos Papa em maio de 2019, o portal é uma ferramenta colaborativa onde, por meio do endereço, o munícipe é informado sobre o dia e o horário em que ocorre a coleta em sua rua, além de poder fazer downloads de materiais gráficos e tutorais de como separar corretamente os resíduos e receber dicas sobre recicláveis.
Além do mapa da coleta, o Recicla Ribeirão disponibiliza informações sobre os Ecopontos, incluindo ponto de descarte de equipamentos eletrônicos, dicas sobre a separação dos recicláveis e do lixo durante a pandemia e também uma entrevista com a secretária de Meio Ambiente sobre os recicláveis – que voltarão a ser encaminhados para a Cooperativa Mãos Dadas gerando emprego e renda para várias famílias.
Na indicação enviada ao Executivo, Marcos Papa destacou a importância da coleta seletiva para o meio ambiente e reforçou que o serviço ainda é muito precário no município. “Ribeirão assumiu compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e até o momento muito pouco está sendo realizado para alcançarmos as metas”, ressaltou, na época, emendando que “faltam informações e transparência”.
Na época, o Município havia anunciado a expansão da coleta seletiva de 27 para 129 bairros e uma ampla campanha de divulgação, que deixou muito a desejar, segundo Papa. “Além da questão ambiental, coleta seletiva é uma questão econômica. Cada quilo de lixo reciclado é dinheiro que fica no cofre da Secretaria da Fazenda. Não é de interesse público que nós mandemos caminhões de lixo reciclável para Guatapará, que tem o custo por peso de coleta e transbordo, sendo que isso pode ficar aqui gerando renda, gerando emprego e preservando o meio ambiente”, frisou.
A coleta seletiva está suspensa em Ribeirão Preto desde o início de maio devido a pandemia do novo Coronavírus. A retomada a partir do dia 1° de setembro seguirá protocolos de segurança sanitária. Os cooperados da Mãos Dadas já utilizavam equipamentos de proteção por conta e agora receberão EPIs complementares da Prefeitura.
Durante o lançamento do Recicla Ribeirão, na última sexta (14), o prefeito Duarte Nogueira afirmou que a Prefeitura ampliou a abrangência do serviço com potencial para recolher até 150 toneladas por mês. A coleta, que até maio era feita pela Estre SPI Ambiental SA, será realizada pela empresa Morhena Coleta e Engenharia Ambiental Ltda.
Leia também:
https://www.marcospapa.com.br/coleta-seletiva-marcos-papa-cobra-expansao-e-educacao-ambiental/