Cultura para a Sustentabilidade: desenvolver políticas culturais que respeitem e valorizem a diversidade cultural, o pluralismo e a defesa do patrimônio natural, construído e imaterial, ao mesmo tempo em que promovam a preservação da memória e a transmissão das heranças naturais, culturais e artísticas, assim como incentivem uma visão aberta de cultura, em que valores solidários, simbólicos e transculturais estejam ancorados em práticas dialógicas, participativas e sustentáveis.
Específicos
1- Trabalhar para a formulação de parâmetros culturais (referências conceituais e metodológicas para as políticas públicas de cada ação ou equipamento).
2- Construir amplo diálogo social para desenvolver conceitos e práticas que religuem o ser humano à natureza, buscando incrementar a cultura do humanismo com os preceitos da sustentabilidade;
3- Promover a gestão participativa, envolvendo comunidade, profissionais da área cultural e gestores públicos;
4- Garantir o amplo acesso aos espaços culturais existentes, promovendo múltiplos usos junto à população local, assim como disseminá-los para regiões que ainda não os possuem;
5- Fomentar a criação e a produção cultural nas comunidades, observando sempre o valor das tradições culturais populares;
6- Estabelecer acesso gratuito ou a preços simbólicos nos equipamentos e espaços culturais públicos;
7- Promover a cultura da sustentabilidade como área de integração entre os diversos setores da administração municipal.
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida: integrar na educação formal e não formal valores e habilidades para um modo de vida sustentável e saudável.
Específicos
1- Prover a todos, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, oportunidades educativas que lhes permitam papel protagonista no desenvolvimento sustentável local e regional;
2- Garantir a implementação do tema da sustentabilidade de forma transversal nos currículos e propostas pedagógicas;
3- Incentivar o papel dos meios de comunicação de massa na conscientização sobre os desafios socioambientais e sobre as mudanças culturais necessárias à sustentabilidade;
4- Reconhecer a importância da educação ética, baseada em valores, para uma condição de vida sustentável;
5- Garantir a universalização e a qualidade do ensino em todos os níveis, assegurando a participação da comunidade na gestão escolar;
6- Prover a todos o ensino do esporte educacional, como maneira de se promover a auto-estima, o desenvolvimento pessoal, o trabalho em equipe, o respeito à diversidade e a promoção da saúde.