Presidida pelo vereador Marcos Papa (Podemos), a Comissão Especial de Estudos (CEE) dos Resíduos Sólidos realizou, nesta terça-feira, dia 24 de maio, diligências em três dos quatro ecopontos em funcionamento, em Ribeirão Preto, atualmente. O objetivo foi analisar as condições das unidades e o modo de funcionamento de cada uma.

Os ecopontos visitados foram: Jardim das Palmeiras II, Jardim Santos Dumont e Alexandre Balbo. Nas próximas semanas, a Comissão de Estudos, que analisa a gestão dos resíduos sólidos no Município, pretende visitar a Cooperativa Mãos Dadas.

Crédito das fotos: Thaisa Coroado / Comunicação da Câmara

Apesar de ter aprovado a organização que constatou in loco, inclusive, a comunicação visual dos containers e bags, Papa solicitou um maior número de ecopontos em Ribeirão Preto para atender todas as regiões e voltou a defender a volta do serviço de Cata Trecos.

Sabemos que quatro ecopontos são insuficientes. Acreditamos que, pelo tamanho da nossa cidade, precisaríamos de pelo menos oito. Defendemos a volta do Cata Trecos, não com agendamento, como era antigamente, mas de forma permanente percorrendo todos os bairros. Muitos munícipes não têm como descartar um sofá, um colchão, um eletrodoméstico, acabam deixando na rua e isso prejudica a cidade como um todo. A Prefeitura pode integrar o serviço de Cata Trecos aos Ecopontos”, enfatizou.

Papa acrescentou: “Essa Comissão de Estudos quer entender como tudo está funcionando e porque que a Prefeitura vai agora participar de um consórcio de municípios para elaboração de uma gigantesca e bilionária Parceria Público Privada de resíduos sólidos”.

Além de Papa, a CEE é composta pelo vereador França e pelo Coletivo Popular Judeti Zilli, que participou das diligências, assim como equipe de reportagem da TV Câmara.