Presidida pelo vereador Marcos Papa (Rede), a CEE (Comissão Especial de Estudos) das Filas do SUS quer que a Secretaria de Saúde capacite os profissionais das unidades de saúde para orientarem à população sobre o funcionamento da Lei das Filas e do programa Saúde Digital.

Líderes comunitários que prestaram depoimento à CEE, na tarde da última quarta-feira (20), afirmaram que, geralmente, os funcionários das unidades não explicam para os usuários da rede municipal como consultar o site da prefeitura para ver em que posição se encontram nas filas (de consultas, exames e cirurgias) ou para fazerem o agendamento pela internet (consultas, exames e vacinas).

“É de extrema importância que haja essa capacitação para dar mais transparência às essas ferramentas digitais e principalmente para facilitar a vida dos usuários da rede municipal de saúde, que podem acompanhar sua posição nas filas e fazer agendamentos de casa. Ficou claro nas oitivas que não basta ter um cartaz informando a existência dessas ferramentas, é preciso explicar, se possível até demonstrar”, ressaltou Marcos Papa.

Prestaram depoimento na CEE das Filas: José William Duarte Silva, líder comunitário do Centro, Wilson Pereira Araújo, líder comunitário do Heitor Rigon, e Crizi Silva, líder comunitário do Sumarezinho. Eles também reclamaram da demora na entrega da unidade do Simioni e da necessidade de abrir diariamente a agenda de consultas das UBS (Unidades Básicas de Saúde).

Lei das Filas e Saúde Digital
De autoria do vereador Marcos Papa, a Lei das Filas foi aprovada em 2013 e obrigou a prefeitura a divulgar listagens de pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias. O usuário pode ver sua posição por meio do número do CNS (Cartão Nacional de Saúde). http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/prestacao/i16informacao.php

Inspirado na Lei das Filas do vereador Marcos Papa, o programa Saúde Digital foi criado em meados de 2017 pelo atual governo e consiste em facilitar agendamentos. Para marcar consultas, exames e cirurgias, o usuário da rede municipal precisa ter em mãos, além do CNS, o seu número Hygia. http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/JW16consultaExamesVacinas.htm

Leia também:
Depois de representação ao MPE, prefeita de Ribeirão Preto cumpre a Lei das Filas

Lei das Filas deve ser cumprida integralmente em 45 dias

Lei de Marcos Papa resulta no programa Saúde Digital