Meus amigos e minha amigas,

Esta carta visa compartilhar algumas reflexões e informações importantes sobre o meio ambiente, um tema que abrange a todos de maneira direta, que afeta nosso presente e moldará nosso futuro. A preservação do nosso ambiente não é apenas uma responsabilidade, mas também uma oportunidade de garantir um futuro sustentável e saudável para as próximas gerações. É com essa consciência que nosso mandato tem agido e propondo ações!

Nos últimos anos, temos observado um aumento significativo nos problemas ambientais, como a poluição do ar e da água, o desmatamento, as inúmeras queimadas de proporções jamais vistas em nossa região, o acúmulo de resíduos sólidos e as mudanças climáticas. Esses fatores não afetam apenas a natureza, mas também a saúde e o bem-estar da população. Portanto, é fundamental que nos unamos em prol de soluções sustentáveis.

Desde o início, nosso mandato parlamentar está comprometido com iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável, projetos de revitalização de áreas verdes, campanhas de conscientização ambiental, incentivo à reciclagem e à redução de resíduos. Políticas de reflorestamento e a criação de novas áreas verdes também são passos importantes a serem considerados pelo nosso poder público. No entanto, a eficiência dessas ações ambientais depende fortemente da participação ativa da nossa sociedade, principalmente porque o tema meio ambiente foi tratado com descaso pela Prefeitura pelo menos nos últimos oito anos.

Ribeirão Preto, com sua rica diversidade ecológica, apresenta-se como um local privilegiado, mas igualmente desafiador, na busca pelo equilíbrio entre desenvolvimento urbano e conservação ambiental. É fundamental que cada um de nós compreenda a importância de adotar práticas que respeitem e protejam o meio ambiente, como, por exemplo:

  1. Reduza, Reutilize, Recicle: adote práticas sustentáveis em sua rotina, minimizando o desperdício e separando o lixo adequadamente.

2. Economize Água e Energia: pequenas mudanças em hábitos diários podem fazer uma grande diferença na conservação dos recursos naturais.

  1. Educação Ambiental: promover a conscientização sobre a importância do meio ambiente entre amigos e familiares.

Conheça algumas ações e leis de nossa autoria no campo ambiental:

– Lei e posterior Decreto Legislativo das multas ambientais: alteração no Código de Meio Ambiente de Ribeirão Preto para majorar as multas ambientais.

– Programa Agenda 2030: Em fevereiro de 2024, base governista acolheu o veto do prefeito e barrou o Projeto de Papa com vistas ao desenvolvimento sustentável.

– Plano Municipal de Mudanças Climáticas: mandato cobra implantação do Plano de Mudanças Climáticas em caráter emergencial, por meio de requerimento.

– Plano Estratégico do Sistema de Áreas Verdes e Arborização Urbana – Emenda à LDO de 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025, de autoria de Papa – vetada pelo prefeito – propôs a elaboração e a implantação de um Plano Estratégico do Sistema de Áreas Verdes e Arborização Urbana.

– Plano Municipal da Mata Atlântica e do Cerrado – Emenda à LDO de 2021, de autoria de Papa – vetada pelo prefeito – propôs a elaboração do Plano Municipal.

 – Manual Técnico e Ilustrativo das Ruas de Ribeirão – Emenda à LDO de 2021, de autoria de Papa – vetada pelo prefeito – propôs a elaboração do Manual.

 – Plano de Gestão Integrada dos Parques, Praças e Áreas Verdes – Há anos mandato cobra implantação do Plano de Gestão, por meio de requerimento.

– Plano Integrado de Prevenção e Combate aos Incêndios – Há anos mandato cobra Plano, por meio de requerimento. Inclusive promovemos audiências públicas.

– Transparência às Obras Públicas: Lei Municipal n° 14.490/20, de autoria de Papa, visa dar transparência às obras públicas que contam com intervenção no meio ambiente urbano, por meio de publicações no site oficial. Lei segue engavetada pelo prefeito.

Programa Verde Cidade: Lei de Papa alterou o Programa Verde Cidade (adotar uma praça, área verde, canteiros, jardins) para ampliar a lista de pessoas que podem solicitar adesão ao programa.

Semana Lixo Zero: Lei de Papa instituiu a Semana do Lixo Zero em Ribeirão Preto.

– Segurança Hídrica: Lei de Papa instituiu a Política de Segurança Hídrica.

– Lista Podadores: Lei de Papa torna obrigatória a publicação da lista de pessoas capacitadas para a realização das podas na cidade de Ribeirão Preto.

 – Junho Verde: Lei de Papa inclui no calendário oficial de eventos o Junho Verde – mês de conscientização para ações sustentáveis.

Horta Comunitária: Lei de Papa estabelece diretrizes para o incentivo à horta comunitária. Lei que padece de regulamentação pelo Executivo desde 2018.

 – Código de Meio Ambiente: Prefeito está em atraso com a atualização do Código de Meio Ambiente, principalmente depois da Lei de Parcelamento que dialoga com um Código “novo” que ainda não existe.

Gestão Resíduos: tramitam no Ministério Público, dentro do GAEMA, dois inquéritos abertos por provocação de Papa para apurar o descumprimento de Lei Municipal no tocante à gestão dos resíduos, bem como o atraso da Prefeitura em atualizar a Lei que institui a Política Municipal de Saneamento Básico. Além disso, um dos inquéritos também apura as condições precárias que a Cooperativa Mãos Dadas se encontra por culpa da Prefeitura.

A construção de um ambiente saudável e sustentável é uma tarefa contínua e coletiva. Com a colaboração de cada cidadão, podemos transformar Ribeirão Preto em um modelo de equilíbrio entre urbanização e preservação ambiental.

Nessa eleição meu número é 20.700
Conto com você!
Forte abraço!

Marcos PAPA
Com certeza, o seu vereador!