Campanha de vacinação antirrábica em Ribeirão Preto

3174

Ano passado Ribeirão Preto ficou sem uma campanha de vacinação antirrábica. Em decorrência de uma má gestão de recursos e da não priorização da saúde dos animais, os casos de raiva continuaram acontecendo. E não é apenas a saúde dos animais que está em risco com a ausência de uma campanha como esta, é a saúde da população também, que sofre com os riscos de mordedura e contato com animais infectados.

Só no ano passado foram realizados um total de 9 bloqueios por casos confirmados de raiva no município, sendo 7 casos positivos de raiva em morcegos e 2 casos positivos de raiva em gatos.

A recomendação do Instituto Pasteur para a realização da campanha de vacinação antirrábica é de que “o período utilizado fique compreendido entre julho a setembro, no máximo, a fim de preservar altos níveis de imunidade na população canina do Estado como um todo”. Então quais argumentos para que o ano de 2015 chegasse ao fim sem a realização desta campanha?

A partir do cenário de falta de atenção aos animais, criei em 2015 uma Comissão Especial de Estudos (CEE) para apurar os motivos de não ter sido realizada de uma campanha de vacinação antirrábica no município. Em dezembro do ano passado, convidei técnicos, especialistas e integrantes da Administração Municipal, como o Secretário Municipal da Saúde, membros da Coordenadoria de Bem Estar Animal, membros do Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV, representantes de Ongs de proteção animal e médicos veterinários, a fim de que pudéssemos apurar os reais motivos da não realização desta campanha e evidenciar a importância da mesma para a saúde dos animais e da população.

Tive todo o apoio das Ongs de proteção animal nesta ação, em que estiveram presentes e atuantes no processo de questionamento, críticas e sugestões.

Foi esclarecido, então, que o Ministério da Saúde não acertou irregularidades em seu contrato com o Instituto Butantã apontadas pelo TCE, ficou sem a quantidade de vacinas necessárias e excluiu Ribeirão Preto da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica.

A partir das declarações e esclarecimentos prestados nesta CEE, foi possível cobrar efetivamente que neste ano de 2016 a campanha tivesse prioridade e acontecesse em nossa cidade, visto o número de casos identificados em 2015. Assim, nossa cidade terá, sim, uma campanha de vacinação antirrábica este ano!

A partir deste sábado, dia 6 de agosto, haverá postos fixos para a vacinação de animais. As campanhas serão realizadas em algumas escolas e estabelecimentos comerciais da cidade nos dias 06/08, 13/08 e 20/08 das 8h às 18h. Além disso, é possível ir diretamente na sede da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (DVAS), localizada na avenida Eduardo Andrea Matarazzo, 4255 (antigo CCZ), onde também haverá vacinação.

Mais um ganho para cidade, pro bem-estar dos animais e saúde da população.

Acesse aqui os postos de vacinação contra a raiva animal: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/pdf/destaque/relacaoo-postos.pdf