Com o objetivo de promover atividades relacionadas a neurociência e mobilizar a população para ações ligadas ao sistema nervoso, a Câmara de Ribeirão Preto aprovou, na sessão da última quinta-feira (5), um projeto de autoria do vereador Marcos Papa que inclui no calendário oficial de eventos do município a “Semana do Cérebro”.
O evento será comemorado anualmente na segunda semana de março, quando é celebrada a Semana Nacional do Cérebro. No Brasil, a Semana do Cérebro é promovida pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), que integra a Brain Awareness Week (BAW) organizada mundialmente pela Dana Alliance for Brain lnitiatives.
“As atividades são livres, organizadas criativamente, e incluem desde visitas guiadas a laboratórios, palestras, minicursos, oficinas, exibição de filmes e documentários comentados por neurocientistas até exposições e brincadeiras interativas sobre o cérebro, a mente, ilusões e doenças. Em Ribeirão Preto, essas atividades contam com a participação voluntária de graduandos e pós-graduandos da USP na liderança e de outras universidades, que, segundo os organizadores, fazem do evento uma prestação de contas para a comunidade”, frisou Marcos Papa.
Na justificativa do projeto, que foi aprovado por unanimidade, Marcos Papa enfatizou que, atualmente, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de atividades inscritas na BAW e que, em Ribeirão Preto, as ações ocorrem desde 2011 e vêm ganhando força a cada ano. Em 2018 a VII Semana Nacional do Cérebro correspondeu à XXIII BAW.
“Nossa posição no ranking mundial reflete o engajamento e a força deste coletivo. Porém, em 2017, não foi possível a organização do ‘S.O.S: O Cérebro na Praça’, evento plural, aberto à comunidade, realizado entre 2013 e 2016 e em 2018 na Praça XV, por falta de recursos e incentivo da Prefeitura. Acreditamos que com a regulamentação da Semana do Cérebro, através de uma lei, serão viabilizadas parcerias que contribuirão de maneira direta na elaboração das atividades”, concluiu Marcos Papa.