A Câmara aprovou, na sessão da última terça-feira (13), um projeto de lei de autoria do vereador Marcos Papa (Rede), que determina que a prefeitura divulgue as vistorias realizadas em equipamentos urbanos, como pontes, passarelas e viadutos, no site oficial do município.
Ao defender a aprovação do projeto, momentos antes da votação em plenário, Papa ressaltou que essa sua proposta ainda não havia se tornado lei porque vereadores que integravam a base aliada, na legislatura anterior, votaram contra a matéria para blindar a administração.
“Eu fiz um requerimento questionando como essa vistoria era feita. A resposta foi pelo método visual. Eu não conhecia o método visual, mas ele realmente existe. Você faz marcações, fotografa, depois de um determinado tempo você volta, fotografa e percebe se a fissura está aumentando ou não. Entretanto, eu pedi para que me apresentassem os autos de vistorias e sempre me foram negados”, criticou.
Papa ainda destacou que a Prefeitura de São Paulo está viabilizando uma parceria com o Governo de Dubai para ter financiamento na fiscalização de auditorias em pontes. O vereador também lembrou que nos últimos anos pelo menos três pontes caíram em Ribeirão Preto: uma na avenida Plínio de Castro Prado, uma na avenida Luzitana e uma no Jardim Independência.
“A cidade não pode ficar sem vistoria. A vistoria é atribuição do servidor da prefeitura. O que nós estamos dizendo aqui é: publique-se essas vistorias no site oficial da prefeitura. Tão somente isso. Se a vistoria é feita, e ela tem que ser feita, me mostra. É isso que a gente está exigindo que a prefeitura faça, a população merece ter segurança e merece saber como que a prefeitura a está protegendo”, frisou.
Para se tornar lei, o projeto agora precisa ser sancionado pelo Executivo.
Veja o discurso do vereador Marcos Papa na tribuna, momentos antes da votação do projeto.