Crédito da foto: Comunicação da Câmara

A Câmara de Ribeirão Preto aprovou, na sessão da última terça-feira (28), o projeto de Resolução da Mesa Diretora que dispõe sobre a convocação da coordenadora do CBEA (Coordenadoria do Bem-Estar Animal), Carolina Vilela. O projeto para convocação é fruto de um requerimento do vereador Marcos Papa (Rede).

“A prefeitura precisa melhorar muito as ações de proteção animal. A coordenadora do CBEA precisa vir a Câmara responder aos vereadores, por exemplo, porque essas ações são tão tímidas. Um bom exemplo é a questão da castração de cães e gatos. Ribeirão Preto esteriliza anualmente um número baixíssimo de animais, não chegando nem perto do mínimo necessário para evitar que a quantidade ao menos pare de crescer”, criticou Papa.

A convocação de Carolina Vilela foi proposta por Marcos Papa depois que a coordenadora do CBEA usou sua página no Facebook para atacar protetores animais que organizavam uma manifestação devido à morte de um cão por negligência do órgão.

Na rede social, Carolina Vilela chamou os protetores de “ativistinhas” e em outra postagem de “bando de palhaços”. Na ocasião, Papa criticou duramente a postura da coordenadora e a constante omissão do governo com a causa animal, propôs a sabatina e enalteceu o trabalho sério dos protetores classificando-os de “heróis anônimos”. “Os ‘ativistinhas’, aos quais Carolina se refere, castram a mesma quantidade de animais que a prefeitura consegue castrar por ano. Esta conta está muito errada. A população tira dinheiro do próprio bolso para resolver um problema que a prefeitura deveria sanar”, frisou.

Dentre os questionamentos que Marcos Papa pretende fazer a Carolina estão as frequentes denúncias de casos de negligência em atendimento aos animais de rua do município. A sabatina será agendada depois que a convocação for publicada no Diário Oficial do Município. A previsão é que a sabatina ocorra na segunda semana de dezembro.

A aprovação da convocação em sua última etapa foi destaque no jornal Tribuna: