Apesar de ser considerada uma Avenida Parque, quem passa pela Guido Golfeto, no bairro Campos Elíseos, zona Norte de Ribeirão Preto, se depara com uma via arborizada e de clima agradável, mas sem investimentos públicos e cuidados necessários para a circulação de pessoas, como roçagem, sinalização, iluminação, calçadas e ciclovia.
Se essas carências são constatadas e lamentadas por quem passa pela Avenida, quem mora ali e nas imediações sente na pele, diariamente, as falhas do Poder Público quando utiliza a Guido para caminhar, andar de bicicleta ou apenas sair e voltar para a casa seja a pé, com veículo motorizado ou transporte público. Esses problemas serão debatidos em Audiência Pública, que será realizada na quarta-feira (10), às 17h, na Câmara.
Organizada pelo vereador Marcos Papa (Cidadania), que é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana, a audiência será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara. Devido a pandemia da Covid-19, a participação do público e das autoridades convidadas será virtual pelos canais oficiais do Legislativo – Preencha o formulário aqui!
“São inúmeros os problemas dessa Avenida, que é indicada como Avenida Parque pelo Plano Viário e que poderia ser mais um cartão postal de Ribeirão. A mobilidade no percurso para pedestres e ciclistas é perigosa. A avenida possui preocupantes desníveis no asfalto. O fluxo de pessoas é grande, principalmente caminhando na margem do córrego, que está sofrendo uma grave erosão cada dia mais próximo ao leito carroçável”, frisou o vereador que visitou a Guido, no dia 24 de fevereiro, acionado por moradores.
E acrescentou: “Falta sinalização adequada nos cruzamentos e inúmeros acidentes estão acontecendo no local. A questão da localização do ponto de ônibus precisa ser revista. Os moradores estão correndo riscos no trajeto até o ponto mais próximo, pois não há calçada e iluminação. A Prefeitura não pode ignorar todos esses problemas. A Prefeitura precisa com urgência atender a população que há anos clama por melhorias”.
Foram convidados para a audiência representantes da Transerp e das Secretarias Municipais de Obras Públicas, Infraestrutura e Planejamento e Gestão Pública.