A Câmara aprovou, na sessão de 12 de novembro, projeto de Lei, de autoria do vereador Marcos Papa, que institui o Programa Cidade Amiga das Abelhas e que insere a Semana Municipal das Abelhas no calendário oficial de eventos de Ribeirão Preto.

O projeto segue agora para sanção do Executivo. O objetivo é promover a conscientização e a proteção das abelhas e demais polinizadores para a manutenção da biodiversidade e o desenvolvimento agrícola sustentável, por meio de ações educativas e informativas.

Sem invadir a competência exclusiva do Executivo, propusemos a Semana e o Programa a fim de criarmos uma cultura de proteção ambiental com diretrizes gerais. Abrimos caminhos para que iniciativas de conscientização sejam incentivadas, como a criação de parcerias e o engajamento da comunidade em projetos de educação ambiental”, frisou.

O projeto destaca cinco propostas do Cidade Amiga das Abelhas, entre elas: incentivar a criação de áreas com plantas que favoreçam a alimentação de abelhas, como jardins públicos educativos; apoiar a meliponicultura urbana; e incluir a temática da proteção dos polinizadores em atividades educacionais nas escolas públicas e privadas.

Já a Semana Municipal das Abelhas deve ser celebrada anualmente na primeira semana de outubro, em alusão ao Dia Nacional das Abelhas comemorado no dia 3. Em seu discurso, Papa parabenizou a atuação da Bee Or Not To Be, Heborá e Clube do Mel.