Autor da Política Municipal de Pessoas em Situação de Rua, o vereador Marcos Papa (Cidadania) está indicando ao Executivo a implantação de um programa de capacitação para empregabilidade de pessoas em situação de rua, inspirado no Programa Time POP realizado no município de São Vicente, litoral de São Paulo.
Papa esteve na Prefeitura de São Vicente, na última quarta-feira, dia 17, onde se reuniu com o prefeito Kayo Amado para conhecer mais sobre esse programa, que é reconhecido pela RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) como uma boa prática em política pública para pessoas em situação de vulnerabilidade social, concorrendo, inclusive, ao 2º Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade.
Na Indicação ao Executivo, que será votada na sessão desta terça-feira, dia 23 de novembro, Papa destaca o número alto de pessoas vivendo em situação de rua, em Ribeirão Preto, e também em vulnerabilidade social, assim como o resultado positivo alcançado na cidade de São Vicente de pessoas que conseguiram emprego e saíram das ruas, após passarem por acolhimentos no CentroPop e cursos de capacitação do Time POP, ambos integrados à Secretaria Municipal de Assistência Social.
Dentre as histórias conhecidas por Papa está a de Roberto dos Santos, que esteve em situação de rua, teve abrigo recusado por uma cidade, foi acolhido pelo CentroPop, passou pelo Time POP e deu a volta por cima, saiu das ruas e hoje está empregado e feliz.
“A qualificação profissional com o acolhimento institucional de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social é uma estratégia exitosa para que essas pessoas possam retomar suas vidas. Acreditamos que um Programa, como o Time POP de São Vicente, contribui, inclusive, com a autoestima dessas pessoas, que, por motivos diversos, estão nas ruas e que para deixá-las precisam de atenção especial do poder público”, enfatizou Marcos Papa, emendando que “a troca de experiências entre as cidades é enriquecedora”.
“Quero fazer um agradecimento especial ao Kayo Amado, prefeito de São Vicente, e a toda sua equipe que nos recebeu com muito carinho e nos deu detalhes de várias ações importantes desenvolvidas lá, que podem vir a contribuir com Ribeirão Preto, como é o caso do Programa Time POP”, acrescentou o vereador.