A velocidade máxima na Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, conhecida como Anel Viário Sul, passará de 110 km/h para 90 km/h, a partir de domingo (17). A redução ocorrerá após o vereador Marcos Papa (Rede) enviar ofícios à Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) e à Vianorte solicitando estudos para reduzir acidentes no local.
“É evidente que o número de acidentes no Anel Viário Sul está relacionado a velocidade máxima permitida e ao intenso trânsito, principalmente em horários de picos, fruto do crescimento urbano nesta região de Ribeirão. Acredito que a redução na velocidade máxima terá efeito positivo em curto espaço de tempo reduzindo o número de acidentes”, frisou.
Além de solicitar estudos para adequação da velocidade máxima permitida, Papa pediu levantamentos para sinalização na via, principalmente nas alças de acesso aos dispositivos de entrada e saída dos bairros e próximo aos radares eletrônicos.
Datado de 6 de novembro de 2015, o primeiro ofício também solicita cronograma de realização de estudos e de implantação. Já em outro ofício, datado de março de 2016, o vereador Marcos Papa anexa matérias da imprensa local destacando acidentes no Anel Viário Sul e ressalta a preocupação de moradores do entorno.
“Pela altíssima velocidade permitida e adotada por motoristas que por ali trafegam, solicito a essa Agência Reguladora uma solução para a redução dos acidentes apontados nas reportagens e denunciados por munícipes a este gabinete”, enfatizou Papa no documento.
Segundo a Vianorte, a alteração abrange o trecho entre os quilômetros 311+650m e 321+500m. O projeto de redução da velocidade foi aprovado pela Artesp e pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem).