O vereador Marcos Papa (Cidadania) esteve no Transbordo Municipal, na sexta-feira (17), para conferir a reforma que está sendo feita a fim de melhorar as condições de trabalhado dos servidores que atuam no antigo aterro, localizado na Rodovia Mário Donegá. Em fevereiro de 2020, Papa denunciou condições precárias e insalubres.
Na época, Papa mostrou em fotos e vídeos um refeitório inadequado e sem higiene e uma sala de operações com fiação exposta e sem ventilação. O vereador cobrou providências da Prefeitura, mas, ao retornar em setembro, constatou que as condições estavam ainda piores, acionando, então, o Ministério Público Estadual por meio de representação.
O MP abriu inquérito para investigar o caso e a Prefeitura fez pequenos ajustes no local. No início de 2021, ocorreram mudanças na CLU, a Coordenadoria de Limpeza Urbana, e a nova chefia determinou uma “reforma de verdade”. O serviço, que tem previsão de conclusão em agosto, está sendo custeado pela Estre e abrange elevação do teto do refeitório e dos banheiros, pintura, piso, fiação e várias melhorias na sala de operações.
Em atendimento a uma requisição do Ministério Público, um engenheiro de Segurança do Trabalho, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou vistoria detalhada no Transbordo e apresentou relatório apontando as condições de trabalho hoje estão adequadas e salubres. Em ofício à Papa, o promotor Sebastião Sérgio da Silveira informou ter encerrado o inquérito uma vez que foram implementadas melhorias.
“De qualquer forma, se hoje o local é adequado, entendo que não resta qualquer providência ao Ministério Público, senão de elogiar a iniciativa do combativo Vereador, que por certo colaborou para a solução do problema”, enfatizou o promotor.
Em um novo vídeo, Papa comemorou a pequena reforma que está sendo feita no Transbordo, apesar de considerar que “faltar muito para que sejam condições adequadas para seres humanos trabalharem no século 21”. “As imagens anteriores mostram esse refeitório em condições muito mais precárias. Vocês estão vendo uma pequena obra está sendo feita. Uma reforma pequena, mas bem feita. Nós fizemos a denúncia pelas condições medievais que os servidores estavam aqui. O Ministério Público veio, pressionou a Prefeitura, foi feita uma maquiagem e agora a Administração pediu para a Estre bancar essa reforma um pouco melhor para os trabalhadores”, concluiu.
Leia também:
https://www.facebook.com/marcospapa/videos/466900554268833