A pressão surtiu efeito!
Cinco dias após o vereador Marcos Papa iniciar uma campanha nas redes sociais exigindo constante e detalhada limpeza do transporte público de Ribeirão Preto, como meio de combate e prevenção ao coronavírus, a Transerp anunciou, na tarde desta quarta-feira (18), uma força-tarefa envolvendo o Consórcio PróUrbano.
Crítico ferrenho do sistema, Papa comemorou o anúncio da Transerp, mas afirmou que acompanhará de perto o cumprimento de cada item, como o “reforço na limpeza e na higienização dos ônibus, em especial nos pontos de contato com as mãos dos usuários, como balaústres, pega-mão e bancos”. (Veja os outros itens abaixo).
“O que era uma iniciativa para preservar a saúde, tornou-se uma urgência para preservar a vida. Foram necessários uma pandemia e um puxão de orelha público para que a Prefeitura e a Transerp deixassem de ser tão complacentes com o PróUrbano”, frisou o vereador que presidiu a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Transporte.
Papa acrescentou: “O transporte público é um lugar de alto risco de contágio de doenças, como o coronavírus, e milhares de pessoas dependem dele para ganhar o pão de cada dia mesmo num momento tão preocupante como o que vivemos hoje”.
O vereador segue cobrando o cumprimento da Lei Municipal n° 14.417, de sua autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade de higienização e controle de pragas urbanas nos veículos da frota municipal. A nova legislação está suspensa porque, desde o final de 2019, o prefeito Duarte Nogueira briga na Justiça para anulá-la.
“Não fizeram a lição de casa de rotina e agora, diante dessa emergência, a Prefeitura pode estar nos colocando no caos. Continuo apelando ao bom senso do senhor prefeito para que revogue o decreto que suspende os efeitos da minha lei e determine o cumprimento imediatamente em nome da saúde pública. Considerando a situação crítica da saúde pública em Ribeirão Preto, se não tomarem medidas urgentes e inteligentes podemos estar diante de um caos”, alertou.
Papa ainda emendou: “Quem vai fiscalizar se o PróUrbano está ou não está fazendo tudo o que precisa ser feito e que foi anunciado hoje, se, desde 2016, o Consórcio dá calote na Transerp não pagando a taxa de gerenciamento e o prefeito não intervém nas empresas e não faz uma nova licitação para contratar uma empresa que atenda o povo?”.
Medidas anunciadas pela Transerp
Além de anunciar a criação de um Grupo de Trabalho com todas as empresas que compõem o Consórcio PróUrbano, a Transerp anunciou uma série de “recomendações” à concessionária, aos idosos e aos taxistas e motoristas de aplicativos.
Recomendações à concessionária:
– Nos banheiros dos terminais: a limpeza seja feita com maior frequência e o abastecimento de sabonete líquido seja constante;
– Reforço nas mensagens emitidas pelos painéis dos terminais e plataformas;
– Emissão de mensagens de alerta no aplicativo de ônibus (CittaMobi);
– Reforço na limpeza e higienização dos ônibus, em especial nos pontos de contato com as mãos dos usuários, como balaústres, pega-mão e bancos;
– Higienização diária nas garagens dos ônibus do transporte coletivo;
– Orientação para que motoristas e demais funcionários das operadoras de ônibus reforcem seus cuidados pessoais, lavando as mãos sempre que possível;
– Intensificar a orientação do uso dos meios digitais para recarga do cartão do transporte coletivo (aplicativo ou site);
– Ampliação da comunicação entre o consórcio e o usuário quanto às medidas preventivas adotadas.
Recomendações aos idosos:
– Por medidas de
prevenção, idosos ou portadores de doenças respiratórias crônicas, devem usar
transporte público no horário entre as 10h e 16h, ou seja, fora do horário de
pico;
– A renovação do
cartão Nosso Sênior passará a ser automática aos usuários idosos que possuem o
cartão com vencimento até o dia 31 de maio, ou seja, sem a necessidade de
comparecimento à Central de Benefícios (rua São Sebastião, 909), ou nos
terminais para realizar a renovação do mesmo.
Recomendações aos taxistas e motoristas de aplicativos:
– Disponibilizar
o álcool em gel no veículo para utilização do mesmo ou dos passageiros;
– Lavar as mãos com
frequência;
– Higienizar o
interior dos carros, e também as maçanetas internas e externas, periodicamente
ao longo do dia;
– É recomendável
andar com as janelas abertas para ventilação.