Você já viu cavalos e outros animais de grande porte soltos pelas ruas de Ribeirão Preto? Ficou preocupado? Ficou em dúvida de onde ligar? Sentiu medo de que poderiam provocar acidentes que resultariam na morte deles e talvez na morte de motoristas?
Essa preocupação é compartilhada pela Comissão Permanente de Defesa e Direitos dos Animais da Câmara de Ribeirão Preto, que, por meio do vice-presidente, o vereador Marcos Papa (Cidadania), promoverá nesta sexta-feira, dia 12 de novembro, às 15h, uma reunião para debater a situação dos animais soltos em via pública. Aberta ao público, a reunião poderá ser acompanhada presencialmente, no plenário da Casa de Leis ou, remotamente, na TV Câmara e canais oficiais do Legislativo.
Provavelmente não foram poucas as vezes que você presenciou essa situação em diferentes regiões da cidade. Em alguns bairros, como Jardim Palmares e Itaú, o problema é crônico. Desviar de cavalos pelas ruas faz parte da rotina de muitos munícipes, mas não deveria ser. Há um ano e oito meses, a Prefeitura contratou a empresa Israel Alexander Presotto para os serviços de apreensão, transporte, guarda e alimentação de animais de médio e grande porte. O contrato foi prorrogado em março
Entender eventuais falhas na prestação desses serviços e discutir melhorias junto a população é o objetivo da reunião, segundo o vereador Marcos Papa. “Nosso mandato recebe muitas denúncias de animais soltos em via pública. Precisamos entender, por exemplo, porque a empresa não faz a captura em alguns bairros da cidade. Essa é uma reclamação constante de moradores do Palmares e do Itaú e também de protetoras que não poupam esforço para socorrer e salvar animais acidentados”, enfatizou Papa.
Defensor da causa animal, Papa convidou para a reunião representantes da empresa contratada, a nova responsável pela DBEA (Divisão de Bem-Estar Animal), a veterinária Danielle Soares Girolla e a secretária de Meio Ambiente, Catherine D’Andrea, que é a responsável pela DBEA. Também compõem a Comissão Permanente de Defesa e Direitos dos Animais, os vereadores Bertinho Scandiuzzi (presidente) e França (membro).
“Entendemos que, a princípio, não seria necessária a convocação dos envolvidos para sabatina em plenário, que o convite para a reunião pode ser suficiente para entendermos a prestação dos serviços, as falhas e cobrarmos soluções para que não tenhamos mais tragédias anunciadas, como a que ocorreu há três meses, próximo ao Parque Permanente de Exposições, que resultou na morte de um motociclista e de um cavalo”, frisou Papa.