Com vistas à construção de um CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), o Centro Universitário Moura Lacerda e a Associação Mata Ciliar, de Jundiaí/SP, firmaram uma parceria no dia 13 de julho. Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana da Câmara e incentivador do CRAS, o vereador Marcos Papa participou da cerimônia de assinatura do convênio.
“Hoje é um dia histórico, trata-se de uma iniciativa pioneira que atende a uma necessidade importante e antiga de Ribeirão Preto e região. Estou muito feliz com esse passo importante para a fauna da nossa cidade e da região. E estou muito honrado também com o convite para participar dessa cerimônia”, enfatizou Papa. Desde 2021, o vereador defende uma parceria entre a ONG Mata Ciliar e a Prefeitura de Ribeirão Preto.
Participaram da cerimônia o diretor superintendente do Moura Lacerda, Luiz Eduardo Lacerda, o diretor da Associação Mata Ciliar, Jorge Bellix de Campos e a coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Moura Lacerda, Roberta Casale.
Segundo o biólogo e médico veterinário Pedro Favareto, que integra a ONG, com a parceria o Moura Lacerda cederá espaço em comodato para que a Mata Ciliar instale, dentro do Campus, um CRAS completo com clínica veterinária, setor de preparo de alimentos para animais e recintos – toda estrutura necessária para que seja feita de forma gratuita uma reabilitação completa com animais silvestres vitimizados pela ação do homem de modo que, posteriormente, possam ser devolvidos ao seu habitat natural.
Além de todo o respaldo necessário do Centro de Reabilitação de Jundiaí, o CRAS de Ribeirão contará com toda a cooperação do curso de Medicina Veterinária – tornando-se um polo de fomento de estudos. A parceria também prevê treinamentos e cursos de capacitação para os universitários e para os próprios agentes de segurança pública no intuito de proporcionar mais segurança durante os resgates – tanto para as equipes quanto para os animais capturados. A próxima etapa é a captação de parceiros.
O diretor superintendente do Moura Lacerda também comemorou o convênio com a Mata Ciliar. “É nosso objetivo institucional preservar o meio ambiente. Os animais silvestres estão inseridos no meio ambiente. Conhecemos o Projeto Mata Ciliar, que é extremamente sério e produtivo, nos aproximamos, hoje formalizamos esse apoio e daqui para frente vamos trabalhar juntos em prol do meio ambiente”, enfatizou Luiz Eduardo Lacerda.
Leia também:
Animais silvestres: Após visita, Papa defende parceria com Cras